quinta-feira, 30 de abril de 2009

Oficina Introdutória (Polo de São Félix do Araguaia-MT)

Realizamos as oficinas introdutórias nos municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Novo Santo Antonio e São Félix do Araguaia. Apresentamos o Programa GESTAR II (slides do MEC). Aplicamos a Dinâmica do Barbante: Marcos Profissionais. Além de quebra-gelo, foi um momento de conhecimento dos instantes marcantes para a experiência de cada professor. Executamos a atividade 1 (Unidade 1) do Guia Geral. Foram feitas apresentações em grupo com cartazes. Os professores socializaram com interesse, inclusive com perguntas que no decurso do estudo do Guia foram respondidas. A seguir, intercalamos, eu e Caroline, a apresentação das Unidades 1 e 2. Fizemos essas oficinas em dupla, porque o número de cursistas por município era muito reduzido. À tarde, assistimos ao vídeo “Saber e Sabor” (MEC), o que rendeu ótima discussão sobre o saber e o prazer que se pode ter para obter o conhecimento. Tal conhecimento não é algo pronto, mas construído coletivamente com a presença da alegria. Depois disso, eu e os professores de Língua Portuguesa nos separamos do grupo de professores de Matemática e fomos conhecer a estrutura pedagógica do GESTAR II para Língua Portuguesa e a estrutura dos cadernos. Explicamos com detalhes a estrutura dos TPs, o estudo individual, a lição de casa, o projeto, etc. Os professores estavam encantados e ao mesmo tempo assustados com o compromisso e a responsabilidade para com a formação. Ao retornarmos para o grupo maior, apresentamos as Unidades 4 e 5, reforçando as explicações. Em seguida, reforçamos as explicações sobre as atividades do TP, a transposição didática, a elaboração do projeto. Concluímos o encontro com o vídeo “Ato de Educar” (Rubem Alves). Essas oficinas superaram nossas expectativas. É isso aí, é apenas o gênesis, o começo!
Judite Ferreira Souza, São Félix do Araguaia-MT, casada, professora, 34 anos, dois filhos.

3 comentários:

  1. Letramento definido em um poema

    Uma estudante norte-americana, de origem asiática,Kate M. Chong, ao escrever sua história pessoal de letramento, define-o em um poema:

    O QUE É LETRAMENTO?
    Letramento não é um gancho
    em que se pendura cada som enunciado,
    não é treinamento repetitivo
    de uma habilidade,
    nem um martelo
    quebrando blocos de gramática.
    Letramento é diversão
    é leitura à luz de vela
    ou lá fora, à luz do sol.
    São notícias sobre o presidente
    O tempo, os artistas da TV
    e mesmo Mônica e Cebolinha
    nos jornais de domingo.
    É uma receita de biscoito,
    uma lista de compras, recados colados na geladeira,
    um bilhete de amor,
    telegramas de parabéns e cartas
    de velhos amigos.
    É viajar para países desconhecidos,
    sem deixar sua cama,
    é rir e chorar
    com personagens, heróis e grandes amigos.
    É um atlas do mundo,
    sinais de trânsito, caças ao tesouro,
    manuais, instruções, guias,
    e orientações em bulas de remédios,
    para que você não fique perdido.
    Letramento é, sobretudo,
    um mapa do coração do homem,
    um mapa de quem você é,
    e de tudo que você pode ser.

    ResponderExcluir
  2. Olá Judite!Como consigo esse video "Ato de Educar"?Já pesquisei no google mas n tive êxito!Poderia enviar p gente!
    Usei um muito bom na nossa oficina introdutória "O Poder da Visão",o objetivo foi elevar a autoestima daqueles que estão desacreditados e desmotivados com algo invador, bem como mostrar qual o perfil daquele que quer ser e fazer o Gestar II!Logo, irei postá-lo p todos nossos colegas do gestar ok

    ResponderExcluir
  3. Profª Adelaide, como faço p postar um video e fotos nesse espaço?

    ResponderExcluir