Realizamos as oficinas introdutórias nos municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Novo Santo Antonio e São Félix do Araguaia. Apresentamos o Programa GESTAR II (slides do MEC). Aplicamos a Dinâmica do Barbante: Marcos Profissionais. Além de quebra-gelo, foi um momento de conhecimento dos instantes marcantes para a experiência de cada professor. Executamos a atividade 1 (Unidade 1) do Guia Geral. Foram feitas apresentações em grupo com cartazes. Os professores socializaram com interesse, inclusive com perguntas que no decurso do estudo do Guia foram respondidas. A seguir, intercalamos, eu e Caroline, a apresentação das Unidades 1 e 2. Fizemos essas oficinas em dupla, porque o número de cursistas por município era muito reduzido. À tarde, assistimos ao vídeo “Saber e Sabor” (MEC), o que rendeu ótima discussão sobre o saber e o prazer que se pode ter para obter o conhecimento. Tal conhecimento não é algo pronto, mas construído coletivamente com a presença da alegria. Depois disso, eu e os professores de Língua Portuguesa nos separamos do grupo de professores de Matemática e fomos conhecer a estrutura pedagógica do GESTAR II para Língua Portuguesa e a estrutura dos cadernos. Explicamos com detalhes a estrutura dos TPs, o estudo individual, a lição de casa, o projeto, etc. Os professores estavam encantados e ao mesmo tempo assustados com o compromisso e a responsabilidade para com a formação. Ao retornarmos para o grupo maior, apresentamos as Unidades 4 e 5, reforçando as explicações. Em seguida, reforçamos as explicações sobre as atividades do TP, a transposição didática, a elaboração do projeto. Concluímos o encontro com o vídeo “Ato de Educar” (Rubem Alves). Essas oficinas superaram nossas expectativas. É isso aí, é apenas o gênesis, o começo!
Judite Ferreira Souza, São Félix do Araguaia-MT, casada, professora, 34 anos, dois filhos.
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Letramento definido em um poema
ResponderExcluirUma estudante norte-americana, de origem asiática,Kate M. Chong, ao escrever sua história pessoal de letramento, define-o em um poema:
O QUE É LETRAMENTO?
Letramento não é um gancho
em que se pendura cada som enunciado,
não é treinamento repetitivo
de uma habilidade,
nem um martelo
quebrando blocos de gramática.
Letramento é diversão
é leitura à luz de vela
ou lá fora, à luz do sol.
São notícias sobre o presidente
O tempo, os artistas da TV
e mesmo Mônica e Cebolinha
nos jornais de domingo.
É uma receita de biscoito,
uma lista de compras, recados colados na geladeira,
um bilhete de amor,
telegramas de parabéns e cartas
de velhos amigos.
É viajar para países desconhecidos,
sem deixar sua cama,
é rir e chorar
com personagens, heróis e grandes amigos.
É um atlas do mundo,
sinais de trânsito, caças ao tesouro,
manuais, instruções, guias,
e orientações em bulas de remédios,
para que você não fique perdido.
Letramento é, sobretudo,
um mapa do coração do homem,
um mapa de quem você é,
e de tudo que você pode ser.
Olá Judite!Como consigo esse video "Ato de Educar"?Já pesquisei no google mas n tive êxito!Poderia enviar p gente!
ResponderExcluirUsei um muito bom na nossa oficina introdutória "O Poder da Visão",o objetivo foi elevar a autoestima daqueles que estão desacreditados e desmotivados com algo invador, bem como mostrar qual o perfil daquele que quer ser e fazer o Gestar II!Logo, irei postá-lo p todos nossos colegas do gestar ok
Profª Adelaide, como faço p postar um video e fotos nesse espaço?
ResponderExcluir